"O menos é mais."

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Num xadrez: as neuroses do pião

Serei capaz de pensar o quanto fracassei?
Fracassei nisso também
O sonho não acabou, certamente, nunca começou
Quem é capaz de olhar profundamente dentro de si?
Às vezes, não importa, nunca vamos conseguir
Quem nos dirá a hora de desistir?
Morreu, tentando viver, nunca viveu
Há coisas que nunca seremos capazes
Quanto vale a vida?
Tanto pra nós e tão pouco pra todos os outros
Eu sou o pião a liberar o caminho da rainha
Não sei, talvez o bispo mereça morrer
Sua família choraria sem saber o que se passava
Consolaria dizer? Era inútil, apenas inútil...
A natureza gosta de fazer política
Quero um cérebro em troca de dentes
Mas ela diz: o que me importa?
E ganhaste um cérebro
Agora, pergunto-me, O que faço?
Arte, ciência, sexo, jogos, conversa a fora
Percebo as coisas em volta
Minha cama é de veludo
Mas ainda em minha lápide há-de estar "Apenas vivi"
Isto basta
Ou ao menos finjo que assim se está bem
A família continua a chorar a perda do bispo
E eu indiferente, Não o conhecia
Talvez eu devesse falar palavras bonitas
Ou então fingir qualquer verdade
Quando se é mau caráter a mentira cai bem
Poderia dizer, Ele foi um homem admirável
Seria mentira, claro
O que pensaria se lhe desse a honestidade:
Nunca vi tão mais inútil e apático!
De certo, ganharia inimizades
Não que inimigos me incomodam
Me são tão valiosos quanto amigos
Diria que tão mais se mereça prezar
O duro é ser inimigo e ter apenas indiferenças
Ter amigos e não lhe guardar bons sentimentos
Ah, meus amigos, isso é duro
Para tal não há fundamento
Simplesmente se é
Em miúdos somos senhores do nosso caminho
Desde que seja o de ir e vir de casa em casa
Mas daquilo que somos, bem pouco, pois é, bem pouco
Somos homens, mulheres, bispos, reis e escritores
Cada qual com seu qual
Sem qualquer para que
Não se atreva a saber
Ah... ignorância, santa ignorância!
Faz tão bem e cobra tão caro
Portanto, pelo exato motivo, vale muito
Tanto vale que a ignorância não se conquista
Assim como ser um pobre bispo, apenas se é
A inteligência é conquistada, é feita para desgraçados
Talvez perceba a minha inveja
Disfarçadas em tantas ofensas ao infeliz bispo
Ah... se pudesse sê-lo ou ao menos desprezá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário